terça-feira, 21 de julho de 2009

A gente só pensa naquilo... desde os tempos das cavernas


Esse ai não é o Capitão Caverna. É o astro de Hollywood, Jake Gyllenhaal, cavernoso e sem camisa no set de gravações do filme “Prince of Persia: The Sands of Time”


Ele: alto, forte, músculos definidos. Tórax perfeito, pernas e braços fortes. Maxilar marcante. Cheio de saúde. Ela: saudável, linda e loira, ancas perfeitas, cintura fina, seios fartos. Disponível. Parece um anúncio de classificados, não é? Bem que poderia ser. Mas é como ao longo dos tempos nós temos escolhido nossos parceiros... sabe, pra troca de fluídos, pra vuco-vuco, pra acasalamento, ou seja lá o nome que você queira dar... escolhemos por características que se revelam para nós por instintos e hormônios, como indicam duas matérias que abordarei aqui.

Na primeira, a matéria da revista Veja, lá de 2003, a matéria de capa “Sexo - Como nossos ancestrais”, redigida por Isabela Boscov e Marcelo Marthe, aponta que até os pesquisadores definem o cérebro humano como uma máquina de cortejar. Tudo gira em torno disso. Então, não é à toa que a gente só pensa naquilo!!!!!!!

Conforme a matéria, em se tratando de sexo a ciência já mostrou que ainda temos resquícios de nossos ancestrais na hora de escolher um parceiro. Elas escolhem aquele capaz de lhe dar uma prole forte e que a ajude a alimentar e proteger os filhos. Eles querem mulheres capazes de fazer seu gene perpetuar. Quanto maior número de fêmeas, melhor. Assim como no tempo das cavernas. Constante fonte de estudos da ciência, a evolução dos homens vem demonstrando que a sobrevivência pertence aos mais aptos. Visto sob esse prisma, o cérebro humano seria uma máquina de resolver problemas ligados à sobrevivência e o sexo não passaria de uma decorrência dessa necessidade.

Ainda segundo a revista, alguns estudiosos da linha da psicologia evolutiva, como o americano Geoffrey Miller, acham que atividades como a arte, a música, o refinamento da linguagem, a moral, têm função biológica direta. Seriam táticas de seleção sexual e conquista. Para homens e mulheres isso significa combinar seus genes ao que houver de melhor à disposição no mercado.
Eita... cerebrozinhos tão sempre funcionando...

E olha só: estudos vêm revelando que os homens considerados bonitos costumam ter sêmen mais saudável do que o de seus colegas esteticamente menos favorecidos!!!! Gente, mas tem que ser original de fábrica... bisturi e academia podem ajudar na conquista, mas não vão influenciar em nada na hora da fecundação!

Outra coisa: a voracidade sexual masculina é reflexo da velha meta biológica de fecundar o maior número possível de parceiras. No meio científico, ganhou o nome de efeito Coolidge, em referência ao ex-presidente americano Calvin Coolidge (1872-1933). Certa vez, ele e sua mulher visitaram, separadamente, uma fazenda. Ao saber que um galo copulava dúzias de vezes ao dia, a primeira-dama se impressionou. "Contem isso ao presidente", pediu ela aos assessores. Mais tarde, ao ser informado, Coolidge também ficou curioso – mas a respeito das parceiras do galo. Descobriu que eram sempre frangas diferentes. "Contem isso para minha mulher", devolveu ele.

Mentes femininas... mentes masculinas... mas no fundo, só pensam naquilo...

E sabem que isso tudo tem a ver também com nossos hormônios? É. Na matéria do Globo Online desta terça feira, “A ciência pode ajudar quem quer ser mais feliz no amor”, feita por Maria Vianna, a antropóloga americana Helen Fischer, que está lançando o livro “Why him? Why her?” revela que “as interações hormonais do nosso corpo também afetam como amamos. As expressões ‘sentir química’ ou ‘rolou o clima’ e aquele friozinho na barriga são todos resultados de reações instintivas que não podemos controlar. Não é uma emoção que nos faz focar em uma pessoa, é o instinto”, disse a antropóloga.

E de que formar os hormônios interferem no amor? Ela diz que pessoas com mais serotonina, por exemplo, são mais tradicionais. Gostam de estar com amigos, querem desde cedo construir uma família. Já quem tem mais testosterona é ávido por novidades, tem muita energia, cansa muito rápido de uma história se ela não tiver muitos estímulos.

Gente, melhor fazer exames pra ver como estão os níveis desses hormônios... assim, quando você conhecer alguém vá dizendo: “olha, meu testosterona ta láaa em cima”... sim, mulher também tem testosterona no organismo, mas em baixíssima quantidade... como o homem tem hormônio feminino.

Mas atenção gurias... por favor, não vão sair por ai querendo aumentar seu testosterona, tá? Senão vocês não vão pegar o bonitão que querem não... vão no máximo pegar aquela gata que tava te dando sopa... a não ser que você queira, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário